domingo, 22 de janeiro de 2012

SAPUCAÍ NO RITMO DO TIGRE EM ENSAIO TÉCNICO DA PORTO DA PEDRA

Foto: Ary Delgado
Rainha de Bateria do Porto da Pedra
A escola de samba Porto da Pedra realizou, na noite deste sábado, 21 de janeiro, seu primeiro ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. Com o enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida" a vermelha e branca de São Gonçalo contou com o canto empolgado de seus componentes, com a forte voz de Wander Pires e com a energia da bateria Ritmo Feroz, comandada pelo mestre Thiago Diogo.

Por volta das 22h36 a agremiação iniciou seu treino que durou até às 23h50. A comissão de frente, coreografada por Regina Sauer, trouxe bailarinos e acrobatas que dançavam demonstrando embalagens de iogurte. Lembrando que a performance foi feita especialmente para o ensaio deste sábado. As alas coreografadas aliavam o canto aos passos compassados e observados pelos diretores de alas.

As arquibancadas, relativamente cheias, acompanhavam o desfile com 2.000 componentes e traziam torcidas de São Gonçalo que incentivavam a todo momento a vermelha e branca. Francisco Marins, presidente da Porto da Pedra, disse  que ficou muito orgulhoso de sua comunidade. Ele destacou ainda que hoje foi "um conhecimento do campo" para então, realizar um segundo ensaio técnico ainda melhor.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Cristiane Caldas, levou para a avenida um bailado que reverenciava coreografias de outras agremiações do Carnaval carioca. Segundo a porta-bandeira, a ideia do diretor Bonifácio era manter em segredo a dança do dia do desfile oficial.
"Por mim, mostraria a coreografia oficial logo hoje. Ainda mais que ela está pronta há cinco meses. Mas fui vencida, foram dois contra um", disse.

Outra preocupação do casal é o temido vento que outros casais de mestre-sala e porta-bandeiras andaram dizendo por aí. Com o novo lado par do sambódromo, o tal vento 'pega de surpresa' bem em frente à cabine de jurados, no setor 3, em frente ao 2.

"Nós viemos aqui para testar também este vento. Se ocorre mesmo e como seria o bailado. Vamos ver", afirmou Cristiane.

Ellen Roche, rainha de bateria Ritmo Feroz, que estava sob o comando do mestre Thiago Diogo, pelo segundo ano consecutivo, esbanjava simpatia e felicidade à frente dos ritmistas. A escola contou ainda com a presença de Solange Gomes e dos ex - BBBs Rodrigão e Adriana.

"É maravilhoso estar à frente desta escola que tem um calor humano enorme', acrescentou a loura.
A agremiação de São Gonçalo começou o ensaio com uma brincadeira da comissão de frente. Os integrantes estavam segurando um copinho de iogurte. A comissão foi simpática e fez muita gente sorrir no Sambódromo.

As alas da Porto da Pedra mostraram, como sempre, um canto forte e uma vontade de convidar a Sapucaí para a festa, como diz a letra do samba. As alas foram demarcadas por tripés que indicavam os setores e as histórias que compõem o surgimento do iogurte. Pode-se perceber que a Porto da Pedra virá muito grande, cheia de tripés e quadripés.

Ainda sobre os componentes, muitos usavam, adereços de mão como fitas e pompons. Como também, havia algumas alas coreografadas. Em algumas delas, às vezes, a harmonia cometia uns deslizes e deixava os famosos clarões entre uma ala e outra. 

Na bateria, o mestre Thiago Diogo, brincou na Sapucaí. Foram 4 bossas utilizadas, que, segundo ele, eram para valer, como se fosse no desfile oficial. Mesmo com o novo Sambódromo, saiu tudo como ele esperava.

"Colocamos mais marcações, mais peso para o som não ir embora. Hoje, estava meio vazia, mas com a arquibancada lotada o som não tem para onde ir", afirmou.
O mestre ainda disse  que está preparando uma quinta bossa a ser usada no desfile.

"Estamos vendo com o patrocinador a possibilidade desta nova bossa que surgiu há poucops dias. Aí vai ser uma zorra, a bateria vai parar de tocar e vamos jogar umas coisas para a galera", contou.

A Porto da Pedra voltará à Sapucaí no dia 4 de fevereiro. O enredo está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário.


Veja imagens do ensaio: 

Foto: Ary Delgado
Foto: Ary Delgado

Raymondh Júnior
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário