sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

80 ANO DE DESFILES: CUÍCA ERA A GRANDE ATRAÇÃO NO COMEÇO DAS ESCOLAS DE SAMBA

A grande atração das escolas nos primeiros anos de desfiles
Cuíca



Normalmente, os instrumentos mais associados às escolas de samba são o pandeiro e o tamborim. O surdo também tem muito destaque, e as caixas e repiques fazem a batida característica dos nossos carnavais. Mas, no começo da história das escolas de samba, a grande vedete era a cuíca! Nos jornais da década de 30, ela era sempre citada como o “som diferente” que vinha dos sambistas - na época, ela era chamada de “puíta”!

Quando os instrumentos das baterias começaram a ser vendidos nas lojas especializadas, a cuíca enchia os olhos do público. Em 1934, na Casa David, ela era o item mais procurado, superando pandeiro, tamborim e reco-reco, que vinham em seguida. A embaixada francesa chegou a encomendar na loja dez cuícas para enviar para a França. E a 20th Century Fox queria mandar um exemplar para os Estados Unidos, no mesmo ano!

Na história do samba, tivemos grandes cuiqueiros, quase todos com o “nome artístico” associado ao instrumento, como Zeca da Cuíca (fundador dos Originais do Samba, que não deixou de tocar mesmo depois de perder a visão) , Carlinhos da Cuíca (um dos fundadores da Tradição), Bené da Cuíca (que desfilou 248 vezes tocando em apenas dois carnavais, 1985 e 1986) e Casemiro (da Velha Guarda da Portela). Viva nossos cuiqueiros!


Carlinhos da Cuíca, um dos grandes nomes do instrumento
Carlinhos da Cuíca
Carlinhos da Cuíca, um dos grandes nomes do instrumento 
 
Bené da Cuíca largou o carnaval em 1987 e virou evangélico


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário