sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PORTO DA PEDRA E O DESAFIO DE FALAR SOBRE O IOGURTE


Aderecistas trabalham na decoração das alegorias da Porto da Pedra
Foto: Gustavo Pellizzon / O Globo
Porto da Pedra 2012
Aderecistas trabalham na decoração das alegorias da Porto da Pedra 


Chateado com as críticas, carnavalesco rebate: ‘como podem torcer o nariz para uma delícia?’



Dona do enredo mais criticado do carnaval 2012 - sobre o iogurte e seus benefícios, com patrocínio milionário da multinacional Danone -, a Porto da Pedra vai entrar na Sapucaí em desvantagem em relação às demais escolas do Grupo Especial. Pelo menos é o que pensa o carnavalesco da escola de São Gonçalo, Jaime Cezário, que rebate os comentários negativos referentes ao tema da agremiação e garante que falar sobre iogurte rende, sim, um belo desfile.

- Não consigo entender as críticas. Muitas escolas já tiveram enredos patrocinados e um produto delicioso como o iogurte gera toda essa polêmica? Os carnavais estão cada vez mais caros, então não tem como abrir mão do apoio de grandes empresas. O mais cruel dessa história é já entrar na avenida com o trabalho pré-julgado. As pessoas têm todo o direito de não gostar do enredo, mas não podem criticar sem saber o que falam. Iogurte é sinônimo de bem-estar, de saúde e energia. Sem contar que o mundo inteiro gosta de iogurte. Como podem torcer o nariz para uma delícia? – indaga o artista, que esse ano também assina o desfile da Acadêmicos do Cubango, do Grupo de Acesso A.

Embora não revele o valor exato que a vermelho e branco recebeu de patrocínio, Jaime frisa que o carnaval da Porto da Pedra será um dos mais caros da história da escola.

- Tudo o que peço, a escola faz e não me nega nenhum tipo de material. Se eles têm limite de verba para gastar no desfile, esse limite ainda não me foi dado – destacou Cezário, revelando que cem funcionários da empresa patrocinadora irão desfilar, distribuídos em diferentes alas, a fim de não comprometer a evolução da escola na pista de desfiles.

Para se aprofundar na história do iogurte, o carnavalesco foi a Barcelona, na Espanha, conhecer uma fábrica do produto derivado do leite. E, durante a pesquisa, encontrou algumas curiosidades.

- Descobri que antigamente o iogurte era vendido em farmácias, por conta do poder medicinal de seus componentes e, somente muito tempo depois, ganhou espaço nos supermercados, se tornando uma febre em todo o mundo, como no Brasil, quando chegou na década de 1970. Conhecendo as propriedades do produto, percebi que não é apenas uma delícia, como eu pensava. É bom para a pele e para a saúde – afirmou.

A Porto da Pedra, que será a quinta escola a desfilar no domingo de carnaval, terá em uma de suas alegorias um mosaico feito com 30 mil potes de iogurte, nas cores amarelo e vermelho. Do primeiro ao último setor do desfile, a história do produto passará por diferentes fases em forma de fantasias e alegorias, entre elas a importância do leite na vida humana, como no processo de amamentação, e o tratamento do iogurte como iguaria em países como Itália, Espanha e China.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário