sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: AS IMAGENS DO DILÚVIO QUE LAVOU A ALMA DA BEIJA-FLOR

As baianas têm dificuldades de desfilar com a roupa pesada, molhada pela chuva
Baianas da Beija-Flor 1986

Um dos carnavais mais lembrados nesses 80 anos de desfiles é, sem dúvida, o da Beija-Flor de Nilópolis de 1986. Com o enredo "O Mundo É uma Bola", o carnavalesco Joãosinho Trinta mais uma vez apostou numa fórmula que vinha dando certo: desfiles marcados pelo luxo, pela grandiosidade e pelo bom gosto. Só que desta vez, ele aliou a tudo isso a popularidade de um esporte milenar: o futebol.

Embora as raízes modernas do esporte preferido dos brasileiros venham da Inglaterra, João foi além: deu um jeito de comparar a Terra a uma imensa bola que gira no infinito campo chamado universo. E mais: descobriu que no Afeganistão, os guerreiros jogavam algo parecido com o futebol tendo como bola as cabeças dos adversários vencidos. É muita imaginação...


A Ala do Frevo não desanima mesmo com água nas canelas
Ala do Frevo - Beija-Flor 1986
 
 
Mas não foram as fantasias caprichadas, nem a opulência das alegorias as grandes protagonistas desse espetáculo. Foram as forças da natureza que roubaram a cena. Segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, a Beija-Flor entrou na Sapucaí ovacionada pelo público. A intenção era essa: transformar a avenida em uma espécie de Maracanã. Até que... veio o primeiro pingo de água! Depois outro. Mais um. Depois, muitos. Em poucos segundos, um dilúvio caiu sobre a escola. Um forte temporal de verão que inundou a avenida. E a escola, aguerrida, não se deixou intimidar.

Uma componente desmaiada é carregada pelos bombeiros, na maca
Componente desmaiada é carregada por Bombeiros

A cada passo, os componentes venciam a grande correnteza que se formou em plena pista. Momentos registrados pelo fotógrafo Otávio Magalhães, que clicou o sorriso persistente nos sambistas da ala do frevo. Ele também captou o esforço dos bombeiros para enfrentar as poças de água para trazer na maca um componente desmaiado. Ao lado, a foto mostra ainda os destaques e as composições vestidos de mexicanos, uma alusão ao país-sede da Copa de 1986. E um outro clique flagra as baianas tentando vencer um duelo desigual contra o rio em que se transformou a Sapucaí. Uma delas se abaixa para não tropeçar na barra da própria fantasia. Outras levantam as amplas saias para evitar o iminente tropeço.

Enfim, estes são registros de momentos inesquecíveis, na noite de um carnaval em que a natureza resolveu fazer parte do maior espetáculo da Terra. A chuva veio, desabou e foi embora com a junto com a Beija-Flor. E das águas, emergiu um desfile histórico...


Raymondh Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário