domingo, 22 de janeiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: OS 10 GRANDES NOMES DO CARNAVAL CARIOCA

Dez nomes estão concorrendo ao grande prêmio de maior personalidade nos 80 anos de desfiles. O vencedor receberá uma grande homenagem na festa que o Jornal Extra vai fazer no Terreirão do Samba, dia 7 de fevereiro. Além da homenagem aos sambistas que fizeram essa história, a organização do evento também vai recriar o carnaval de 1932, com as mesmas escolas que estavam lá há 80 anos, e com as características da época. 
Conheça um pouco dos concorrentes:


CARTOLA
Angenor de Oliveira é fundador da Mangueira e escolheu suas cores, verde e rosa. Foi o primeiro diretor de harmonia da escola, que já desfilou no carnaval com vários sambas seus.

Cartola


DELEGADO
Mestre-sala que dançou com Neide e Mocinha, tem 36 carnavais no currículo levando notas 10. Já tocou surdo e foi diretor de harmonia. É presidente de honra da Mangueira.


Delegado da Mangueira



DODÔ DA PORTELA
Porta-bandeira no primeiro título da Portela, em 1935, desfila até hoje como destaque da Ala das Damas e não perde um ensaio. Em 2004, foi rainha de bateria da escola.


Dodô da Portela





DONA IVONE LARA
Primeira mulher a compor um samba–enredo, "Cinco bailes da história do Rio", é madrinha dos compositores do Império. Durante vários anos, foi destaque da ala das baianas.



Dona Ivone Lara







FERNANDO PAMPLONA
Quatro vezes campeão no Salgueiro, o carnavalesco trouxe artistas da Escola de Belas Artes para o samba e revelou Arlindo Rodrigues, Renato Lage, Maria Augusta e Rosa Magalhães.




Fernando Pamplona







JAMELÃO
Começou na Mangueira tocando tamborim. Nos anos 50, virou intérprete oficial, posto em que se manteve até 2006. Também é compositor de sambas como "Esta melodia". Há quem diga que tenha sido o maior intérprete de escolas de samba que o mundo já conheceu.





Jamelão








JOÃOSINHO TRINTA
Oito vezes campeão, o carnavalesco fez no Salgueiro e na Beija-Flor uma revolução estética, com luxo e alegorias gigantes. "Ratos e urubus" foi seu grande momento na Avenida.






Joãosinho Trinta









MESTRE ANDRÉ
A Mocidade Independente era vista como a "bateria que carregava uma escola" por causa de seu mestre, que em 1959 inventou a paradinha e mudou a forma de tocar samba.







Mestre André









NEGUINHO DA BEIJA-FLOR
Estreou na Beija-Flor em 1976, como puxador e autor do samba "Sonhar com rei dá leão", e já foi campeão. De lá pra cá, ganhou mais 11 títulos e se manteve fiel à escola.








Neguinho da Beija-Flor











PAULO DA PORTELA
Fundador da Portela, foi o principal nome na luta pelos sambistas nos anos 30. Autor de "Quitandeiro", já foi eleito o maior compositor das escolas e Cidadão-Samba.







Paulo da Portela













Raymondh Júnior

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Muito boa a ideia de recuperar da historia do samba e do carnaval, já que pouca coisa é preservado. Gostaria de saber o que vão fazer com todo esse acervo? montar um museu? um arquivo do samba com todos os documentos levantados e o que aconteceu na festa dos 80 anos? Se houvesse recolhimento, guarda, preservação dos registros e acontecimntos no passado e até do presente, carnaval/2012,l acabar, não seria preciso recuparar fatos e acontecimentos?. É preciso presevar o acervo do samba e do carnaval realizados pelas escolas de samba para alimentar a pesquisa e produção do conhecimento.
    Ivonete.

    ResponderExcluir