quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ana Furtado a Nova Rainha de Bateria da Grande Rio


Ana Furtado divide a agenda entre ensaios na quadra, academia e família (Foto: Anilton Loureiro / Divulgação)
Ana Furtado

Rainha da Grande Rio, Ana Furtado chega a perder 1,5 kg por ensaio

Atriz fará a sua estreia à frente dos ritmistas na Sapucaí, em 2012.
Musa aposta na dieta e musculação para os mais de 80 minutos de desfile.


A poucos meses de estrear como rainha de bateria, a atriz e apresentadora Ana Furtado divide o tempo entre o trabalho, aulas de dança e ensaios na quadra da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em entrevista ao G1, na quinta-feira (17), a apresentadora do Vídeo Show, da TV Globo, contou que chega a perder 1,5 kg por ensaio.
  
“A rotina de ensaios é muito pesada, e eu suo muito. Ontem (quarta-feira, 16) eu sambei do começo ao fim. Só ontem eu emagreci 1,5 kg no ensaio, eu mesma me pesei antes e depois de sambar. Essa é a média por ensaio. Então tem que ter um preparo físico e uma alimentação balanceada até mesmo para aguentar o pique”, disse a atriz.

Em 2011, Ana Furtado desfilou como musa da Grande Rio. A sua estreia na Marquês de Sapucaí foi há cerca de 14 anos, na Mocidade Independente de Padre Miguel. Ela contou que o convite para se tornar rainha de bateria partiu do presidente de honra da agremiação, Jayder Soares. A coroação aconteceu no dia 15 de outubro, durante a final da disputa de samba-enredo.


Na quadra, Ana não sai de perto da bateria do Mestre Cissa (Foto: Anilton Loureiro / Divulgação)
Ana Furtado e Ritmistas da Grande Rio

“Depois da Mocidade, eu comecei a desfilar na diretoria, e eu sempre buscava ficar na bateria, porque é o coração pulsante da escola. É ali onde fica o grande gerador da emoção, do samba. Você sambar ao som da bateria é extasiante, isso me deixa muito feliz”, completou a atriz.

A agremiação, no entanto, teve que esperar ainda por duas semanas até receber o “sim” da nova rainha: “Eu trabalho muito, viajo muito e tenho minha filha para criar. Você aceitar um cargo desses requer muita dedicação e responsabilidade”, disse Ana.


Musculação e dieta balanceada Para manter o samba no pé durante os mais de 80 minutos de desfile, Ana Furtado recorre à musculação e a uma dieta balanceada. Ela revelou que malha três vezes por semana e adotou uma alimentação à base de carboidratos. A atriz contou que pretende, ainda, começar a fazer exercícios aeróbicos ainda neste ano. Fôlego, ela diz que tem de sobra.

“Eu sambo muito, eu não descanso. Eu vou ter que sambar durante 1h20, que é o tempo total, e tenho que estar preparada. Claro que eu vou contar com as passistas da Grande Rio, que estão me ensinando vários truques. Eu acho até que essa é a preparação mais importante, de estar com elas”, disse a atriz, que recebe, ainda, as dicas de uma nutricionista do esporte.

A atriz disse que não vai conseguir ser a rainha que a Grande Rio merece, mas disse que vai se dedicar dentro e fora da quadra. “Aprendi com a vida que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Portanto, me esforçarei ao máximo para estar perto de todos. Não quero ser rainha só para curtir os flashes, mas quero ser rainha para representar a minha comunidade”, declarou.


Atriz contou que chega a perder 1,5 kg nos ensaios (Foto: Anilton Loureiro / Divulgação)
Rainha de Bateria da Grande Rio

Fantasia sustentávelApesar de ser mantida a sete chaves, Ana Furtado revelou alguns detalhes da sua fantasia. Segundo ela, a roupa foi pensada na sustentabilidade, com material reciclável e penas artificiais. Ela contou que a equipe de aderecistas já começou a trabalhar no modelito, e garantiu que virá comportada na Avenida.

“Eu estou no caminho certo, estou feliz e estou sendo apoiada por todos, por toda a comunidade. Não quero usar penas de animais na minha roupa, quero firmar esse compromisso de sustentabilidade. Usarei materiais alternativos, além de surpreender, temos que passar uma mensagem. Hoje já sou conhecida até como a ‘rainha ecológica’”, brincou a atriz.

'Eu acredito em você! E você?'
Após perder o seu barracão, durante um incêncio na Cidade do Samba, em fevereiro de 2011, a Grande Rio vai apostar no enredo “Eu acredito em você! E você?”, do carnavalesco Cahê Rodrigues, para conquistar o seu primeiro título no carnaval carioca. A agremiação será a sexta a atravessar a Marquês de Sapucaí, na segunda-feira, fechando os desfiles do Grupo Especial.


“A gente passou por uma fase triste por causa do incêndio. Eu tive a obrigação de prestar a minha solidariedade à comunidade, ao barracão e aos profissionais que confeccionam as fantasias e os carros. É o mínimo que eu poderia fazer. Esse é meu amor e demonstração de carinho e respeito por Caxias e as pessoas que fazem o carnaval”, disse ela.

Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário