quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Majestade das Rainhas de Bateria - Luiza Brunet


Em 2012, Luiza vai completar 28 anos de majestade na Sapucaí (Foto: Diego Mendes / Divulgação )
Luiza Brunet

Rainha Luiza Brunet festeja 17 anos de Imperatriz no novo Sambódromo

Ex-modelo desmente boatos e afirma que não vai deixar o carnaval.
Ela diz que título de 'referência no carnaval' a ajudou a se manter no posto.

 
 
Quando aceitou o convite do carnavalesco Joãosinho Trinta, em 1981, para desfilar pela escola de samba Beija-Flor, do Rio de Janeiro, a ex-modelo e empresária Luiza Brunet não imaginava que se tornaria um dia referência para outras rainhas de bateria.

Em 2012, Luiza vai completar 31 anos de majestade, sendo 17 deles à frente dos ritmistas da Imperatriz Leopoldinense. A comemoração terá como cenário o novo Sambódromo, que está passando por uma reforma de ampliação.

Em meio a boatos de aposentadoria – houve até rumores de que ela passaria a coroa para a filha, Yasmin Brunet – Luiza, se prepara para mais um carnaval e promete surpresas para o próximo ano.

Questionada sobre o segredo de sua longevidade, a modelo citou a sua experiência e história no carnaval carioca. A musa admite gostar do assédio.

“Eu acho que essa condição de eu ter virado uma referência no carnaval, isso contribuiu para que eu permanecesse no cargo por bastante tempo. Todo mundo quer me ver desfilando, as pessoas gostam de ver a minha fantasia, é sempre uma curiosidade. Além disso, é importante estar fora de escândalos, acho que isso me tornou uma mulher de elegância no carnaval”, disse ela.

E para quem ainda tem dúvidas, a modelo afirma: continua no posto de rainha de bateria por tempo indeterminado: “Eu não pretendo largar o carnaval tão cedo. Não tem idade. É como o futebol, uma paixão infinita”, revelou a musa, que assumiu a vontade de ver a filha ao seu lado na Sapucaí: “Ela ainda se sente pouco à vontade, eu adoraria, mas o momento ainda não aconteceu”.

Além do carnaval, Luiza também usou a imagem para ajudar projetos sociais. Ela participou ativamente da campanha “Natal sem fome”, representando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, nos eventos, aos quais ele não podia comparecer, e de campanhas em defesa dos índios do Pantanal e da Amazônia. Em 95 foi nomeada “Embaixadora do Pantanal”.

Apaixonada pelo carnaval, ex-modelo diz que não vai se aposentar do cargo de rainha (Foto: Diego Mendes / Divulgação)
Luiza Brunet

Dicas de RainhaPara ocupar o tão desejado posto de rainha de bateria, Luiza enumera algumas características: “Tem que saber representar a comunidade com classe, tem que estar superintegrada com a escola e, principalmente, com o público”. Ela também ensina: “Uma rainha precisa ser graciosa e usar seu espaço com responsabilidade. Sem esquecer de saudar sempre o público”, completou.



Ela diz que título de 'referência no carnaval' a ajudou a se manter no posto (Foto: Diego Mendes / Divulgação) 
 
Figurinha certa nos ensaios técnicos e desfiles na Sapucaí, Luiza passou a ser conhecida nos bastidores do carnaval carioca como “rainha das rainhas”. A cada ano, porém, a ex-modelo provoca mais furor do que no desfile anterior. Neste ano, ela chegou à concentração da Imperatriz Leopoldinense vestindo uma fantasia composta de mais de 68 mil cristais.

De musa da seleção a rainha de bateriaPor duas vezes na Copa do Mundo de 1982 e 1986, Luiza foi eleita madrinha da seleção brasileira.

Enquanto isso, os convites para desfilar em outras escolas só aumentaram.

Após a sua passagem pela Beija-Flor, ela recebeu convite para desfilar na Portela, onde permaneceu dez anos como rainha de bateria. Posteriormente, a musa chegou à Imperatriz Leopoldinense, assumindo o cargo de madrinha de bateria.

"Desfilei a primeira vez em 1981 e, desde então, nunca mais consegui ficar fora do carnaval. Eu gosto muito de escola de samba, eu gosto da quadra. O legal é justamente estar interagindo com o barracão, com a comunidade, saber tudo o que acontece e antecede o grande show. O resto acontece naturalmente. Quando não estou na Avenida, acompanho pela TV”, disse ela.


Quando o assunto é a festa mais popular do Brasil, Luiza tem histórias que renderiam livros. Quando a ex-modelo saiu pela primeira vez numa escola de samba, os desfiles ainda aconteciam na Avenida Rio Branco. Agora, a poucos dias para a inauguração do novo Sambódromo, ela diz que a ansiedade é a mesma de uma “novata”.

“Será maravilhoso, eu que venho desde a Rio Branco, me sinto como fosse desfilar pela primeira vez. Acho que com a reforma o público terá mais conforto e um melhor ângulo das escolas. Me orgulho de fazer parte dessa história. Acho que será uma oportunidade para atrair mais pessoas de classes diferentes, com certeza a cidade ganha uma nova Sapucaí”, declarou a musa.

Luiza a la 'Gabriela'Em 2012, a verde e branca vai homenagear Jorge Amado, um dos maiores escritores da literatura brasileira. A escola vai falar sobre os traços da Bahia, no enredo "Jorge, Amado Jorge".

Apesar de manter a fantasia em segredo, Luiza adiantou que será uma baiana na Avenida, quase uma “Gabriela”, um dos personagens mais famosos do autor, porém comportada.

“Minha fantasia está sendo confeccionada, é uma fantasia super comportada. Ela tem um pouco da Bahia, com os traços do Jorge Amado. Posso dizer que serei uma baiana, uma ‘Gabriela’, porém com samba e sotaques cariocas”, revelou a musa, que apesar da agenda lotada, comparece pelo menos duas vezes ao mês aos ensaios na quadra.

Sinônimo de beleza, glamour e classe do carnaval carioca, Luiza Brunet se espelha na mulata Pinah, ex-destaque da Beija-Flor que ganhou fama mundial por ter dançado com o príncipe Charles, na visita do monarca britânico ao Rio de Janeiro em 1978.

“Eu ficava enlouquecida quando via a Pinah desfilando, ela tinha uma elegância inigualável”, lembrou a empresária.

A Imperatriz Leopoldinense será a terceira a desfilar no domingo (19). O carnavalesco Max Lopes explica que fará uma alusão aos orixás “A gente começa o nosso desfile com a coroa de Oxalá, que é o símbolo da escola, no mar de Iemanjá”, disse ele.




Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário