sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PORTELA PARTICIPA DA LAVAGEM DO SENHOR DO BONFIM

Foto: Divulgação
Portela

Portelenses participam da Lavagem do Senhor do Bonfim




Componentes da Portela participaram da Lavagem do Senhor do Bonfim, a principal festa religiosa da Bahia e a segunda maior manifestação cultural do país.

O evento contou com a participação especial do mestre-sala Jeferson Souza, da porta-bandeira Jeane Martine, e duas passistas portelenses, que participaram do cortejo acompanhados das baianas.

A cerimônia foi iniciada na Igreja de Nosa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, na Cidade Baixa, de onde partiu o cortejo até a Colina Sagrada. Os participantes percorreram um trajeto de 8 km, que é realizado anualmente seguindo um ritual de fé e de festa dos baianos de todas as crenças.

Um momento marcante foi quando o governador Jaques Wagner encontrou os grandes representantes da agremiação em frente a Associação Comercial da Bahia.

A lavagem é uma festa onde as baianas e o povo vestido de azul e branco homenageiam o Senhor do Bonfim ou Oxalá para os adeptos do Candomblé. Um dos pontos altos acontece quando todos juntos entoam o hino de louvor ao Senhor Crucificado: "Glória a ti nessa altura sagrada, és o eterno farol, és o guia és, Senhor, sentinela avançada, és a guarda imortal da Bahia".

A Portela vai homenagear as festas baianas com o enredo "... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", de autoria do carnavalesco Paulo Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário