quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sheron Menezzes A Rainha de Bateria da Portela

Sheron Menezzes será rainha da bateria da Portela pelo segundo ano seguido (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Sheron Menezzes


Rainha Sheron Menezzes diz que 2012 será o ano de superação da Portela

Após incêndio na Cidade do Samba, atriz diz que escola brigará pelo título.
Sheron Menezzes foi rainha pela primeira vez aos 15 anos, em Porto Alegre.


Após passar por um momento difícil no início de 2011, quando a escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, perdeu parte do seu barracão num incêndio na Cidade do Samba, a atriz e rainha de bateria Sheron Menezzes acredita que o carnaval de 2012 será o da superação. Na época, a musa chegou a participar efetivamente da reconstituição das fantasias, passando parte do dia no galpão montado para escola. Ela afirmou que a Portela virá forte na briga pelo título.
 
“A gente passou por um momento bem delicado, mas acho que a Portela veio muito bonita para tudo o que aconteceu. O próximo ano é de superação, a comunidade toda está querendo entrar melhor ainda, com mais garra, porque você tem que se superar a cada ano. O samba está na ponta da língua de todo mundo, os ensaios estão gostosos, calorosos”, disse.

Com o enredo "...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...", do carnavalesco Paulo Menezes, a azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira vai tentar o tão sonhado título. A escola de samba vai mostrar as festas tradicionais da Bahia e o sincretismo religioso do estado nordestino. A Portela será a segunda escola a desfilar no domingo (19), na Marquês de Sapucaí.

Sheron Menezzes foi rainha pela primeira vez aos 15 anos (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Rainha de Bateria da Portela

 
A Portela vai apresentar as tradicionais folias de carnaval na Bahia, como os carnavais do Afoxé, do Olodum, da Timbalada, dos Filhos de Gandhi. O carnavalesco diz que o objetivo do enredo é mostrar as semelhanças entre a Bahia e Portela: "Vamos mostrar que a Bahia é como a Portela: cheia de alegria, cheia de fé e cheia de esperança", adiantou ele.

A história de Sheron Menezzes com o carnaval é antiga. A musa contou que sua primeira experiência como rainha de bateria foi aos 15 anos, na escola de samba Imperadores do Samba, de Porto Alegre (RS).

No Rio, além da Portela, a musa já passou pela Grande Rio e pela Renascer de Jacarepaguá, no entanto, sempre como destaque de chão: "Muita gente não sabe disso, eu não caí de paraquedas no carnaval. Desde pequena eu convivo com o clima quente da escola de samba. Quando cheguei ao Rio recebi vários convites, mas foi na Portela que eu me identifiquei", declarou.

Atriz pratica slackline há dois meses, nas praias da Zona Sul (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
 
Atriz mantém a boa forma na corda bambaO que começou como brincadeira, virou estilo de vida. Prestes a desfilar pela segunda vez como rainha de bateria da Portela, Sheron Menezzes aposta na corda bamba para manter o corpo. E ela garante: a atividade tem dado efeito. O resultado pode ser conferido na Marquês de Sapucaí, quando a atriz exibe com orgulho a sua boa forma.

Há dois meses, a atriz pratica o esporte, conhecido como slackline, três vezes por semana nas praias do Rio. Não é difícil esbarrar com a intérprete da personagem Sarita, da novela “Aquele Beijo”, da TV Globo, tentando se equilibrar sobre a corda.

Entre uma careta e outra durante os exercícios, ela diz ter sido essa a melhor maneira para manter o corpo firme e pronto para o carnaval. Porém, cautelosa, a musa diz não arriscar saltos sobre a fita.

“Aquilo ali é difícil, sempre que posso estou em cima da corda. Pode ser de dia ou de noite. Quando eu gosto de alguma coisa, eu não paro. O exercício trabalha o corpo todo, tem aqueles meninos malucos que ficam dando saltos e piruetas mortais na corda, não é o meu caso, porque eu não posso me machucar. Então eu trabalho o equilíbrio, a perna, o abdômen e o braço”, disse.

Como uma boa maneira de exercitar o equilíbrio, o corpo e a mente, a slackline, com algumas características circenses, surgiu no fim dos anos 70, nos Estados Unidos, por escaladores. A atividade consiste numa fita ou corda esticada entre dois pontos de ancoragem (pedras e árvores, por exemplo), por onde o atleta tenta caminhar em equilíbrio de um extremo ao outro.

Desafio de unir o ioga ao slacklineA rainha da Portela leva à sério o slackline e mesmo com uma agenda apertada por causa das gravações da novela, ela diz sempre encontrar um tempinho para o esporte.

Para Sheron, a maior vantagem da atividade é ser praticada ao ar livre. Fã assumida do ioga, ela conta que está tentando unir as duas atividades. O desafio, segundo ela, é manter as posições.

“O que eu estou tentando fazer agora é posições de ioga em cima da corda, mas ainda estou treinando, porque eu não posso ficar pulando. Eu me equilibro superbem, mas eu estou treinando mais as posições, estou tentando unir uma coisa à outra, mais para frente quando eu sair do ar, eu vou começar a dar saltos e piruetas”, brincou a musa.

Rainha multifuncional

Ativa, a atriz Sheron Menezzes não se contenta apenas com o slackline. A musa se divide, ainda, entre aulas de dança, boxe, musculação e corrida: “Eu não me preparo só para o carnaval, eu sou uma pessoa muito ativa, eu faço muita coisa, claro que não todo dia, mas pelo menos uma vez por dia. Cada dia eu invento uma coisa nova para fazer, quando vejo, já estou fazendo”, disse.

Quem pensa que a atriz é daquelas fanáticas por dieta, está enganado. A musa assumiu ser fã de massa e que chega a fazer uma refeição antes de pisar na Avenida. Sheron Menezzes contou que não come doces, mas não dispensa um bom sanduíche ou pizza. A preocupação da rainha portelense é estar preparada energicamente para aguentar os mais de 80 minutos de desfiles.

“Eu gosto de comer, mas quando chega o carnaval a gente tem que dar uma secada. Eu não como besteira, porque eu não gosto, mas eu como muita massa, mas eu vou lá e corro o dobro. Você tem que se preparar para estar energicamente bem na Avenida, para não desmaiar, não ter queda de pressão. Eu como um pratão de massa antes de entrar na Avenida, as pessoas não comem antes de desfilar, eu não entendo, você precisa de carboidratos para aguentar sem cair”, disse.
 
Raymondh Júnior

Um comentário:

  1. Tomare que seja mesmo!! Tem um amigo meu acreditando muito nisso..!!! espero mesmo..Passa la!

    ResponderExcluir