quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Viviane Araújo Rainha de Bateria do Salgueiro

Desde 2008, Viviane Araújo passou a usar o tamborim nos desfiles (Foto: Divulgação / Divulgação)
Viviane Araújo

De tamborim na mão, Viviane Araújo é destaque como rainha do Salgueiro

Modelo diz receber dicas e aulas de diretores e integrantes da bateria.
Viviane Araújo estreou como rainha do Salgueiro no carnaval de 2008.


Além de esbanjar beleza e simpatia, uma das funções da rainha de bateria é atrair a atenção do público para a passagem do coração da escola. Mas, para a modelo  Viviane Araújo, que há quatro anos reina à frente dos ritmistas do Salgueiro, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, uma rainha tem que inovar. E no caso da musa, o diferencial é esquentar os tamboris, literalmente.
 
 
Desde 2008, Viviane Araújo passou a aderir o instrumento como peça obrigatória de sua fantasia. E se engana quem acha que é apenas um capricho de rainha. A modelo afirma que, além da faixa e da coroa, ela também atua como um ritmista, com direito a participações em ensaios técnicos e aulas com diretores da “furiosa”, como é conhecida a bateria da vermelha e branca.

“Eu não pego o tamborim só para tirar fotos. Eu sou uma rainha-ritmista. Eu adoro. Eu tive o meu primeiro tamborim na época da Mocidade, em 2002. Tinha um ‘tio’ da bateria que começou a me ensinar. Porém, foi no Salgueiro que isso ficou mais forte, principalmente em 2009, quando o Salgueiro foi campeão, eu vim o tempo todo com tamborim na mão”, lembra a musa.

Uma das figuras mais famosas do carnaval carioca, Viviane Araújo começou a desfilar 95, como composição de carro alegórico, na Império da Tijuca, do Grupo de Acesso. Mas foi em 97 que ela estreou como rainha de bateria, na mesma escola. A sua estreia à frente dos ritmistas no Grupo Especial aconteceu em 2002, na Mocidade Independente, onde permaneceu por quatro anos.

“A minha história com o carnaval não é de hoje. Eu sempre desfilei em várias escolas. O convite para sair como rainha no Salgueiro veio em 2007, após eu desfilar como musa da Vila Isabel. A diretoria do Salgueiro entrou em contato comigo e eu me senti muito lisonjeada. Eu topei na hora, mas sabia que seria um grande desafio, pelo nome e tamanho do Salgueiro”, disse Viviane.

Com o enredo “Cordel Branco e Encarnado”, do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage, o Salgueiro vai buscar o seu campeonato após o quinto lugar em 2011. A vermelha e branca da Zona Norte do Rio será a terceira escola a desfilar de segunda-feira (20), na Marquês de Sapucaí. A escola busca o décimo título de sua história, o último deles foi conquistado em 2009.

'Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente'


Modelo faz questão de participar dos ensaios na quadra (Foto: Divulgação / Divulgação)
Rainha de bateria do Salgueiro

 
Fiel à relação com a escola, Viviane Araújo diz que não se vê desfilando em outra escola do Rio que não seja o Salgueiro. Como o lema da agremiação já diz, “Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente”, a modelo afirma possuir um sentimento único e inigualável com a comunidade.
“A minha relação com o Salgueiro não poderia ser melhor, é maravilhosa. Foi uma das melhores escolas que eu já desfilei, foi aonde eu me encontrei. Eu não consigo me ver em outras escolas”, declarou a musa, que chamou a atenção no desfile de 2011 com uma fantasia inspirada nos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Além do Rio, Viviane também dá o ar da sua graça nos desfiles de São Paulo. Há oito anos, a musa é rainha de bateria da Mancha Verde. No entanto, segundo ela, o tamborim é de uso exclusivo do carnaval salgueirense.

No embalo do xote e do baião
Ritmos do Nordeste, como o xote e o baião, deverão estar presentes no show que a bateria do Salgueiro promete dar em 2012. Para ajudar a entender o enredo, Viviane Araújo contou que estudou o tema e disse ter se identificado com a cultura nordestina. Sem revelar detalhes sobre a sua fantasia, mantida em segredo, ela adianta apenas que o público pode esperar por surpresas.


Viviane diz  que o público pode esperar por surpresas (Foto: Divulgação / Divulgação)
 
“Os ensaios de quarta e sábado ajudam a fixar os movimentos e a coreografia. Não posso revelar nada por enquanto, mas a Sapucaí vai se surpreender com a fúria salgueirense novamente. As ideias sempre surfem da cabeça do Marcão (mestre de bateria). O que ele fizer, eu vou tentar me encaixar”, disse a musa, que revelou, ainda, que a fantasia será luxuosa, valorizando o seu corpo.
Para aguentar os mais de 80 minutos de desfiles, Viviane Araújo recorre às mais de duas horas de musculação por dia e a tratamentos estéticos como a drenagem linfática.

“A gente chega a ensaiar até cinco horas por dia, dá para emagrecer um pouco. Eu faço minha malhação, treino todo dia, e procuro comer melhor, carboidratos e proteínas. Três vezes por semana faço uma sessão com um massagista. Quando chega nessa época, também faço uma dieta à base de carboidratos e corto doces, refrigerantes e gorduras”, disse.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário