sábado, 28 de janeiro de 2012

BIRA CARNAVALESCO DA COMISSÃO DE CARNAVAL DA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS

Bira


Ubiratan Silva, O Bira
 
Aquariano. Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1976. Formado em Processamento de Dados, estudou Teatro, Maquilagem, Danças, Artes Marciais, Produção de Eventos, Computação Gráfica, Inglês e etc. Foi o Premiado Narrador da A.C.E.D.F. Zeca Cuia Mana Vaca e ministrou aulas de Teatro na Academia Andrezza Cruz (Duque de Caxias). Atualmente é carnavalesco, membro da Comissão de Carnavalescos, do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis e, paralelamente, integra o elenco da Cia. Teatral Amor & Arte que realiza turnês pelo Brasil com seus espetáculos e é o Diretor Artístico da Sirens Produções, empresa que realiza performances teatralizadas em eventos.

Decidiu fazer Teatro em 1990, tornando-se aluno de Milton Cunha no Teatro da AFE (atual UNIGRANRIO). Em 1992 integra a Cia. Teatral Amor & Arte, sob a Direção de Cristiane Ferreira. Em 1994 entra para o Teatro Vida com a Direção de Paulo Sérgio Mag. Já atuou em 21 peças teatrais, em 01 rádio novela, 02 video-clipes, dirigiu 05 espetáculos teatrais e participou com performances corporais em aberturas de quadros do programa TV Xuxa 2007.

Em 1993 entrou para o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis como assessor direto do carnavalesco Milton Cunha, sendo também encarregado dos desenhos das fantasias e alegorias. Em 1997 torna-se um dos carnavalescos da agremiação como um dos membros da Comissão de Carnaval. 
Bira da Beija-Flor

Ultrapassando os limites do tablado mesclando suas habilidades teatrais com o carnaval, tornou-se o responsável pelas dramatizações e performances de alas e alegorias, transformando passistas em atores. Com sete campeonatos conquistados (1998, 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2011), garantiu um espaço no time de campeões do carnaval carioca.

Paralelamente, teve a oportunidade de trabalhar com o Carnavalesco Max Lopes – O Mago das Cores, com quem aprendeu um pouco mais sobre a magia dos pincéis no G.R.E.S. Vila Isabel. Em 96 Desenhou os figurinos e alegorias da escola de samba Campos do Galvão em Guaratinguetá, SP. Desenhou durante dois anos consecutivos os figurinos e alegorias da Escola de Samba "Estado Maior da Restinga" - RS, conquistando o campeonato em 99, mesmo ano em que desenhou os carros alegóricos para o Show da Beija-Flor no CSI – Hallestadion em Zurich na Suíssa.

Sua intimidade peculiar com a arte da maquilagem artística fez o diferencial em diversos trabalhos, dentre eles o comercial de lançamento da TV Sony Bravia - Japão, episódios dos Programas "Turma do Didi" e "Zorra Total", ambos da Rede Globo de Televisão, composições de alegorias e alas teatralizadas da Beija-Flor de Nilópolis. Suas intrigantes performances em desfiles da agremiação (2004 à 2008), com belíssimas maquilagens corporais, ficarão marcadas para sempre na história do Carnaval Carioca.

Alexandre Louzada, Bira e Fran-Sérgio


Raymondh Júnior

Um comentário: