sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

POR DENTRO DO BARRACÃO DE 1932: PREPARATIVOS PARA A RECRIAÇÃO DO DESFILE ESTÃO A TODO VAPOR

Almir França, o figurinista dos 80 anos de desfiles
Almir França
Almir França, o figurinista dos 80 anos de desfiles 

A preparação da grande festa que vai comemorar os 80 anos do primeiro desfile de escola de samba, no dia 7 de fevereiro, no Terreirão do Samba, está a todo vapor. Dezenas de profissionais trabalham para fazer a recriação do desfile de 1932, no mesmo dia, na mesma hora, no mesmo local em que aconteceu há oito décadas. Mangueira, Portela, Estácio e Unidos da Tijuca, as escolas que estavam naquela disputa, já estão se preparando para reviver aquele carnaval.


As damas mangueirenses
Mangueira
 
 

As damas mangueirenses 



O ateliê do figurinista Almir França não deixa a dever a nenhum barracão de escola de samba nessa época do ano. Lá estão sendo confeccionados os 400 figurinos que vão vestir as escolas no desfile do Terreirão. Cada agremiação sairá com cem componentes (como em 1932), entre bateria, baianas, pastoras, alas e linha de frente.

— Está sendo um grande desafio criar as roupas que os sambistas vão usar, porque elas têm que remeter aos anos 30, mas estamos fazendo com material de hoje e temos que lidar com a visão que as pessoas de hoje têm do carnaval. Na época, por exemplo, não havia brilho, mas os figurinos têm que ser bonitos — conta Almir, que tem usado muitos materiais alternativos na confecção: — Tenho que fugir dos tecidos e elementos que são usados pelas escolas de hoje, para não ficar parecido com o carnaval da Sapucaí. E como na época as pessoas faziam suas fantasias em casa, a mão, acaba sendo um resgate disso.

As sombrinhas das damas da Portela
Portela
 
As sombrinhas das damas da Portela

Homenagens no palco do Terreirão

Em outra frente de trabalho, o diretor Túlio Feliciano prepara o espetáculo que o público presente ao Terreirão vai ver no palco. Além de um super show com Arlindo Cruz, o evento vai fazer uma grande homenagem à maior personalidade dos 80 anos de desfiles, eleita pelos leitores do Jornal Extra. Também serão homenageados os vencedores da votação do júri especializado, que vai escolher os melhores em nove categorias.

— Vai ser muito emocionante. Queremos homenagear esses grandes nomes junto com o público — diz Feliciano.


Raymondh Júnior


2 comentários: