terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UNIDOS DE VILA ISABEL

 Vila Isabel

A escola de samba une Brasil e Angola para tentar mais um título no Grupo Especial

A escola de samba une Brasil e Angola para tentar mais um título no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)
Comissão de Frente da Vila Isabel
HISTÓRIA

A Unidos de Vila Isabel é mais uma das muitas escolas de samba que estão diretamente relacionadas a times de futebol da época. Antônio Fernandes da Silveira, o China, foi o responsável pela criação do bloco carnavalesco em 1946, quando os amigos que jogavam com ele aprovaram a idéia.

Formada por apenas 100 componentes, sendo 27 ritmistas, 13 baianas e mais 50 foliões, a Vila Isabel conquistou sua primeira vitória no Grupo III. Pedro Brazão foi o responsável pelo enredo “Poeta dos Escravos” e se tornou um dos maiores vencedores de sambas da agremiação.

A maior personalidade da Vila Isabel é, sem dúvidas, Martinho da Vila. O cantor entrou para a ala dos compositores da escola em 1965, onde teve a honra de compor os sambas enredos de 1967 (“Carnaval de Ilusões”), 1968 (“Quatro Séculos de Modas e Costumes”", 1969 (“Iaiá do Cais Dourado”) e 1970 (“Glórias Gaúchas”).

O primeiro título da agremiação no Grupo Especial aconteceu em 1988, quando foi escolhido o enredo “Kizomba, a Festa da Roça”. A Vila Isabel inovou na época e usou materiais bem alternativos, como palha e sisal, ainda inéditos. Neste mesmo ano, por causa de um forte temporal, o Desfile das Campeãs acabou não acontecendo.

O rebaixamento da escola aconteceu em 2000, retornando somente em 2004 para o Grupo Especial, já que dois anos antes um julgador trocou a ordem de algumas notas e tirou a agremiação da disputa.

Em 2006 o bicampeonato chegou para a Unidos de Vila Isabel. “Soy Loco Por Ti América – A Vila Canta a Latinidade”, do carnavalesco Alexandre Louzada, ficou na boca do povo que cantou durante toda a avenida o samba, consagrando a escola como vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro daquele ano.

A escola de samba une Brasil e Angola para tentar mais um título no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)
Vila Isabel
EU SAMBO, VOCÊ SEMBA

Para o Carnaval deste ano, a Unidos de Vila Isabel reservou o enredo “Você Semba lá...Que Eu Sambo Cá! O Canto Livre de Angola”. Ligados pela mesma língua e laços afetivos, ele vai levar para a Sapucaí a história que une o Brasil e a Angola.

O enredo aborda a antiguidade, onde a África era uma região com um ecossistema particular e rico. A chegada das expedições marítimas portuguesas e a migração de angolanos para a nova terra descoberta, o Brasil, são tratadas como o início de uma história de mistura cultural.

Já em terras brasileiras, o povo da Angola trouxe o semba, palavra que significa umbigada em quimumbo, língua do país. O semba também é conhecido como batuque ou maxixe, apesar de ter mudado bastante ao longo do tempo. Após anos trocando conhecimento, uma batucada aqui e um momento de descontração ali, o verbo “kusamba”, que significa saltear e pular, também chegou ao nosso povo e, com ele, o samba. 

A escola de samba une Brasil e Angola para tentar mais um título no Grupo Especial - 1 (© Divulgação)
Sabrina Sato Rainha de Bateria da Vila Isabel
FICHA TÉCNICA
Fundação: 4 de abril de 1946
Títulos: 2 pelo Grupo Especial e 2 pelo Grupo de Acesso
Símbolo: Coroa
Cores: Azul-claro e branco
Presidente: Wilson Alves (Wilsinho)
Carnavalesco: Rosa Magalhães
Puxador: Tinga
Mestre Sala e Porta Bandeira: Julinho e Ruth
Rainha de Bateria: Sabrina Sato
Endereço: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, nº382 - Vila Isabel – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2578-0077
Site: www.gresunidosdevilaisabel.com.br

Raymondh Júnior

Um comentário:

  1. Sou de Belém do Pará, mas acompanho a repentinamente a escola de samba unidos de vila isabel, devido uma celebridade que gosto muito que é MARTINHO DA VILA. Vamos lá Vila Isabel, arrebentar nesse carnaval para conquistarmos mais um título. Chega de Beija-Flor sendo campeã, vamos lá VILAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.O samba enredo desse ano está um espetáculo.

    ResponderExcluir