sábado, 21 de janeiro de 2012

80 ANOS DE DESFILES: LIVROS CONTAM A HISTÓRIA DOS 80 ANOS DE DESFILES

Livro de Sérgio Cabral


Para falar de 80 anos de desfiles de escolas de samba, não basta apenas um ambiente especial no site ou uma série de reportagens no jornal. Essa história é tão vasta, tão cheia de personagens fascinantes e momentos marcantes, que é difícil dar conta de relembrar tudo. É por isso que aproveitamos nossa série de reportagens para indicar alguns livros que vão fazer a alegria de quem gosta de samba. É claro que a bibliografia das escolas de samba, embora não muito vasta, tenha outros livros importantes - muitos que falam apenas de algumas escolas, outros que pegam momentos específicos da festa. Mas selecionamos quatro que se propõem a contar a história dos 80 anos de desfiles. Recomendamos todos eles - e aproveitamos para dar o crédito aos autores, já que muitas das informações contidas em nossas reportagens têm como fonte estas obras de referência. Boa leitura!


ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

No livro mais importante da história das escolas de samba (veja a capa lá em cima), Sérgio Cabral conta a história das escolas de samba, das origens (no começo do século 20) ao primeiro desfile, em 1932, até os anos 90. O livro traz ainda um documento histórico: os resultados de todos os desfiles, em todos os grupos, de 1932 até 2011. Além disso, há ótimas entrevistas feitas pelo autor com sambistas como Candeia, Ismael Silva, Bide, Carlos Cachaça, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Mano Décio da Viola, Aniceto, Zé Keti, Mestre Marçal, Fernando Pamplona, Cartola e muitos outros.


O LIVRO DE OURO DO CARNAVAL BRASILEIRO
Carnaval Brasileiro


O livro do pesquisador Felipe Ferreira busca as origens do carnaval e mostra como ele veio se desenvolvendo ao longo dos séculos. Passa pelo entrudo, pelos bailes e pelos blocos, até chegar às escolas de samba. A obra também mostra outros carnavais pelo Brasil, como o axé baiano e o frevo pernambucano.


ACADÊMICOS, UNIDOS E TANTAS MAIS





Lançado em 2010, este livro de João Bastos mostra a visão de um rapaz de apenas 17 anos sobre a história do carnaval. Há capítulos específicos sobre o enredo, os sambas, o julgamento e outro que explica o funcionamento dos desfiles. Há ainda estatísticas interessantes, como a que mostra as maiores vencedoras dos grupos de Acesso ou o ranking da história dos desfiles.


CARNAVAL, SEIS MILÊNIOS DE HISTÓRIA


Escrito pelo pesquisador Hiram Araújo, hoje diretor do Centro de Memória da Liesa, o livro vai buscar a origem do carnaval na Grécia Antiga e em outras festas, até chegar ao carnaval moderno, com influências da Europa e da África. Hiram Araújo também explica o funcionamento de cada um dos setores de uma escola, como a bateria, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, e a comissão de frente.


Raymondh Júnior



Nenhum comentário:

Postar um comentário