domingo, 15 de janeiro de 2012

ARTE ERUDITA INSPIRA ARTISTAS POPULARES DA MOCIDADE E DA RENASCER


Escola de Padre Miguel levará para Avenida enredo sobre Cândido Portinari.
 

A arte erudita inspira os artistas populares do carnaval nos barracões da Mocidade Independente de Padre Miguel e Renascer de Jacarepaguá, que vão levar para a Sapucaí enredos de dois pintores brasileiros - Cândido Portinari e Romero Britto, respectivamente.

No barracão da Mocidade, os rabiscos com lápis de cera até lembram as aulas de arte na escola. Mas esse é apenas o ponto de partida no ateliê, onde as fantasias vão recriar o estilo de Portinari.

Além de cristais, plumas e paetês, o lápis de cera também é usado como matéria-prima. Isso porque, muitas telas de Portinari foram feitas com giz de cera, menos tóxico do que as tintas. Mas a ideia de colorir as fantasias foi recebida com desconfiança no barracão.

"O primeiro momento quando a gente pegou essa ideia do carnavalesco, eu fiquei meio assustado, porque é muita coisa pra pintar", confessou o chefe de ateliê da Mocidade, Leonardo Catapreta. "Mas depois a gente abaraçou com carinho e foi embora. Tudo em nome da Mocidade realmente", completou.
Portinari gostava de retratar tipos bem brasileiros, a vida rural e o sertão. E vai estar tudo lá. As alegorias ainda são cercadas de mistério, mas os integrantes da escola revelam: quadros de Portinari serão recriados nos carros da Mocidade Independente.

"Tá muito bonito, muito direto e objetivo", disse Fabiano Santos, chefe de carro alegórico.


Estreante no Grupo Especial, escola de Jacarepaguá traz Romero Britto

 

 


A Renascer de Jacarepaguá, estreante no Grupo Especial, vai falar sobre Romero Britto - artista do Recife, reconhecido internacionalmente.

Romero Britto teve uma infância pobre em Pernambuco e diz que começou a pintar porque queria mais luz e cor na própria vida. E a Renascer de Jacarepaguá vai mostrar isso na Avenida e pintar a Marquês de Sapucaí com muitas cores.

Uma das características das obras do pintor é o contorno preto marcante, preenchido com cores vibrantes. "Isso vai ser muito retratado na Renascer de Jacarepaguá para que a gente possa fazer com que esta imagem seja a imagem perfeita, a réplica perfeita, na escala perfeita para o maior espetáculo da Terra, o carnaval carioca", disse o carnavalesco da Renascer, Edson Pereira.

E os artistas populares estão adorando essa mistura com a arte erudita. "Esse ano acho que está todo mundo virando artista, pintor. Na verdade eu acho que vai todo mundo sair do carnaval pintando tela de Portinari", brinca Leonardo Catapreta.


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário